14/01/2015

O peso das mochilas



As mochilas não podem pesar mais de 10 % do peso da criança ou do adolescente.
A mochila deve ser adequada à estatura da criança e quando vazia não deve pesar mais de meio quilo.



As alças da mochila devem ser ajustadas de forma a  que esta fique no centro das costas.






O transporte da mochila deve ser sempre feito em ambos os ombros com as duas alças em simultâneo, para uma distribuição mais homogénea do peso.




Com uma carga superior a 15% do peso da criança verifica-se a projecção da cabeça para a frente, os ombros elevados e rodados para dentro, uma menor capacidade em inspirar fundo e expandir a caixa torácica e uma inclinação do tronco para a frente, ou seja, alterações ao nível de toda a coluna vertebral.

No caso do peso da mochila ultrapassar os 10% do peso corporal, os pais devem optar por uma mochila de rodinhas, evitando o peso ao nível das costas.

No entanto, na mochila de rodinhas é muito importante verificar se a alça está ao nível da cintura da criança, de forma a evitar inclinações do tronco durante o seu transporte. A forma como os materiais são arrumados no seu interior é muito importante, sendo que os objetos mais volumosos e mais pesados devem estar na vertical e o mais próximo possível das costas. 


Uma das formas de conseguir reduzir o peso da mochila é verificando regularmente o seu conteúdo, de forma a garantir que a criança só transporta aquilo que vai realmente necessitar.

As crianças mais pequenas e as meninas têm maior risco de desenvolverem problemas de posturas relacionados com o uso das mochilas, por terem menor estatura e peso.

Fontes:
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?did=159642
http://www.saudecuf.pt/MaisReceita/Amochilaideal10regras/3514
http://medicosdeportugal.sapo.pt/utentes/crianca/cuidados_a_ter_com_o_peso_das_mochilas_escolares

Sem comentários: