04/02/2016

Vírus Zika



A febre Zika é uma infecção causada pelo  vírus Zika, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya. Os sintomas desta infeção são mais ligeiros  do que os da dengue.

O contágio  dá-se pelo mosquito  após picar alguém contaminado.

A fêmea do mosquito deposita os ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água  cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias. 


A transmissão do vírus raramente ocorre com temperaturas abaixo de 16° C, sendo  as mais propícias à volta de 30° a 32° C, por isso desenvolve-se em áreas tropicais e subtropicais.
O mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta com listas brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar mais frequentemente nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte.  O indivíduo não percebe a picada, pois não dói e não dá comichão no momento.

A primeira aparição do vírus Zika foi registada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, no Uganda. Entretanto, só em 1954 os primeiros seres humanos foram contaminados, na Nigéria. O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a França no ano de 2013. O Brasil notificou os primeiros casos da infeção em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia.

Relação entre o vírus Zika e a microcefalia

Existe a suspeita de que o número crescente de casos de microcefalia no Brasil esteja relacionado com a  infeção de mulheres pelo vírus Zika.


A microcefalia é diagnosticada quando a cabeça da pessoa é significativamente menor do que a de outros da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente é diagnosticada no começo da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/zika-virus
https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_Zika


Sem comentários: